segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Conceitos/Vocabulário Unidade 2 Módulo 4

Antigo Regime: designação atribuída ao regime político-social que caracterizou a Europa entre os séculos XV-XVI e os finais do século XVIII, isto é, do período da Expansão ultramarina dos Estados europeus e do Renascimento até às revoluções Liberais. A designação de Ancien Régime teve origem na França. Alguns países, como a Inglaterra e a Holanda não conheceram este regime.

Sociedade de Ordens: organização social em que existem grupos ou estratos sociais claramente diferenciados sob o ponto de vista jurídico, condição de nascimento, prestígio das funções que exercem, trajos e outros.

Ordem/Estado: grupo social dotado de estado jurídico próprio, atribuído de acordo com a dignidade e prestígio reconhecidos à condição de nascimento dos seus membros ou à função que desempenham na sociedade.

Estratificação Social: divisão das sociedades em grupos hierarquizados, segundo determinados critérios: étnicos, económicos, ideológicos ou outros.

Mobilidade Social: fenómeno social que traduz na circulação ou movimento de indivíduos, de ideias ou de valores sociais, de uma camada considerada inferior para uma superior e vice-versa.

Privilégio: direito ou vantagem conferido a certa pessoa, grupo, classe ou ordem, que os demais não têm.


Nobreza de Sangue: Categoria de nobres que, por serem de linhagem, herdavam a sua condição social dos seus antepassados.

Nobreza de Toga: Categoria de nobres que, geralmente, obtinham o grau de nobreza por concessão dos monarcas ou como reconhecimento de mérito, pagamento de favores prestados, ou por inerência com determinadas funções (diplomáticas, judiciais, administrativas, etc.).

Degredo: pena imposta por certos crimes que consistia em enviar o condenado, temporária ou definitivamente para um desterro ou exílio longínquo.

Monarquia absoluta: regime político em que o rei detinha uma autonomia total e absoluta sobre os seus súbditos, concentrando na sua pessoa todos os poderes do Estado. Este regime vigorou na quase totalidade dos Estados europeus desde o século XVI até finais do século XVIII.

Consuetudinária: de acordo com a tradição e o costume.

Sociedade de corteconjunto de todos os indivíduos (funcionários, conselheiros, diplomatas, aios, criados) que viviam na corte ou a frequentavam regularmente (cortesãos).

Vínculos: conjunto de bens que se encontravam unidos de modo indissolúvel a uma família.

Comendas: atribuições do usofruto de bens de ordens religiosas e militares. No início do século XVII havia cerca de 600 comendas em Portugal.

Morgadios: uma das espécies de vínculos que se transmitiam apenas ao primogénito varão. A outra espécie de vínculos eram as capelas, que era um conjunto de bens em princípio afetos a uma obra pia para assegurar o oculto.

Época Moderna: tradicionalmente, circunscrito ao período entre 1453 (Tomada de Constantinopla pelos Turcos Otomanos) e 1789 (início da Revolução Francesa). Na História Nova, que desvalorizava as datas e valorizava o tempo longo, a Época ou Idade Moderna situa-se entre os séculos XV-XVI (Descobrimentos/Expansão) e os finais do século XVIII (primeiras revoluções liberais). A Idade Moderna, na Europa, caracteriza-se pelo absolutismo, pela dominação colonial e pelo desenvolvimento do comércio.

Aparelho burocrático do Estado: conjunto de órgãos políticos e administrativos encarregados da gestão de um território ou nação, a nível central, regional e local.

Mare Liberum: O conceito do Mare Liberum dava o direito exclusivo à navegação nos mares defendido pelos países Ibéricos desde o tratado de Tordesilhas, quando a Holanda entrou em guerra com a Castela estava proibida de frequentar os portos da Península Ibérica com essa ideia defendia a teoria do Mare Liberum criando duas novas companhias comerciais poderosas onde atacavam os barcos ibéricos.  

Companhias monopolistas: sociedades comerciais, organizadas ou não por acções, que recebiam do Estado privilégios e regalias a título de exclusividade.

Parlamento: Na Grã-Bretanha dá-se o nome de Parlamento ao conjunto das duas assembleias legislativas: a Baixa (Câmara dos comuns) e a Alta ( Câmara dos lordes). Noutros países, o termo Parlamento designa a assembleia legislativa única ou a câmara baixa (Câmara dos deputados ou Assembleia).


Commonwealth: em sentido histórico restrito à época em estudo, e à letra, significa a republica inglesa (1649-60) sob a ditadura de Cromwell. Atualmente, significa o conjunto das ex-colónias inglesas que aderiram a uma espécie de comunidade, mesmo depois de se terem tornado independentes.




Imagens:





Antigo Regime



















Sociedade de Ordens
















Estratificação Social  

                                        
   




                                         












 Mobilidade Social

Privilégio




Nobreza de sangue






Nobreza de Toga





Degredo


Monarquia Absoluta



Consuetudinária



Sociedade da corte


Vínculos



Comendas


Morgadios

Época Moderna
















Aparelho Burocrático Absoluto







Mare Liberum

Nenhum comentário:

Postar um comentário